Quando substituir?

Preferencialmente antes de que furem, para evitar a contaminação dos produtos finais.
É preciso inspeções frequentes para acompanhar o desgaste e evitar surpresas!

Preparando a troca de telas

A substituição das telas de aço desgastadas se inicia antes do dia previsto para a troca; verifique:
As telas de aço novas estão disponíveis no almoxarifado?
O almoxarifado tem parafusos, porcas e arruelas esféricas (quando for o caso) para repor os que não puderem ser aproveitado?

Dica:
Controle a vida útil das telas.
Cada vez que as telas de aço desgastadas forem substituídas anote a data.
Melhor ainda se controlar pelo número de horas trabalhadas no horímetro da peneira ou do equipamento que está antes na linha (britador por exemplo).
Tente associar à produção, em toneladas ou metros cúbicos, que passou pelas telas.
Em resumo, saiba quanto duram suas telas, facilita sua vida, evita surpresas e lhe permite comparar durabilidade dos diferentes fabricantes.
Separe os módulos das telas de aço necessárias à substituição e os prepare para a montagem. Caso seja necessário fazer a sobreposição dos módulos das telas de aço no deck da peneira, isto é, os módulos das telas de aço não serão montados de topo, faço o devido recorte nos ganchos de cada lado dos módulos das telas de aço, evitando executar esta operação de corte sobre a peneira no momento da montagem.

Dica:
Para facilitar o manuseio e trabalhar com segurança na operação de troca de telas use diversos módulos para cobrir cada deck da peneira.
Por exemplo, se a peneira tem 5,0 m de comprimento utilize 3 módulos de 1,7 m de comprimento cada um ou, melhor ainda, 4 módulos de 1,3 m de comprimento cada.
Isto também vai reduzir o custo do transporte.

 

Peneira 4,8 m x 1,8 m – 4 módulos

Peneira 4,8 m x 1,8 m – 4 módulos

No dia anterior ao programado para substituição das telas de aço desgastadas leve os módulos novos das telas de aço, já preparados (quando necessário), para mais próximo da peneira que sofrerá a intervenção. Se as condições de segurança permitirem coloque os módulos na plataforma da peneira, mas não esqueça de deixá-los amarrados à estrutura para que não caiam com a vibração.

  • Examinar todo o ferramental necessário para a desmontagem e montagem das telas. Ele deve estar em ordem para não gerar “correria” de última hora pela falta da ferramenta adequada.
  • Inclua na preparação conjunto de oxi-corte (maçarico) e a máquina de solda para alguma intervenção, corte de algum parafuso ou algum pequeno reparo nos quadros (decks) da peneira.
  • Se você usa ganchos para prender as telas no quadro tenha um lote pronto considerando que geralmente os usados não são reaproveitados.
  • Conforme falado, tenha parafusos, porcas e arruelas sobressalentes, não necessariamente novos, mas em ordem para o caso de substituição de algum que esteja danificado. O mesmo se aplica as barras de fixação (ganchos) que sofrem desgaste e podem furar ou afinar a ponte de não suportar a pressão do aperto dos parafusos e não permitir o correto tensionamento dos módulos das telas de aço.

 

Conjunto de fixação lateral

Conjunto de fixação lateral

Conjunto de fixação lateral

Conjunto de fixação lateral

 

  • Após a desmontagem da peneira e retirada dos módulos de tela de aço desgastados verificar o quadro e as longarinas de sustentação das telas de aço, observando se há desgaste, trincas ou fissuras.
Desgaste na longarina da peneira – falta de proteção

Desgaste na longarina da peneira – falta de proteção

 

Antes de colocar as telas novas verifique se as guarnições de borracha ou PU das longarinas, onde se assentam as telas, estão em boas condições, sem desgaste excessivo ou rompimentos,

Caso não estejam faça a substituição por proteções novas. Guarnições ruins ou a falta delas farão com que aa telas de aço fiquem em contato direto com a longarina, também de aço, partindo as telas com poucas horas de trabalho.

Guarnições de borracha nas longarinas da peneira

Guarnições de borracha nas longarinas da peneira

 

Proteções de borracha nas longarinas da peneira

Proteções de borracha nas longarinas da peneira


Dica:
Aproveite que a peneira está sem as telas de aço, o que facilita o acesso e visualização, e faça uma verificação nas bicas inferior e frontal da peneira, procurando desgastes acentuados nos revestimentos internos e, se necessário, faça as devidas correções evitando danos as chapas estruturais das mesmas e vazamentos de materiais.

Desgaste nos revestimentos internos da bica inferior da peneira

Desgaste nos revestimentos internos da bica inferior da peneira

 

Desgaste nos revestimentos internos da bica frontal da peneira

Desgaste nos revestimentos internos da bica frontal da peneira

 

Instale os módulos das telas de aço sobre o quadro (deck) da peneira de forma a cobrir todo o comprimento. Se os módulos não forem sobrepostos, certifique-se que fiquem perfeitamente em contato uns com os outros, não permitindo espaço (frestas) entre eles, desta forma não haverá fuga de material e consequente contaminação dos produtos.

Módulos das telas de aço mal posicionados

Módulos das telas de aço mal posicionados

 

  • Fazer o tensionamento lateral dos módulos das telas de aço em etapas, alternando os lados para que os mesmos fiquem centralizados.
  • Após quatro horas de trabalho com as telas novas reaperte os parafusos de tensionamento das telas.
  • Faça inspeções regulares para verificar se os módulos das telas de aço estão adequadamente tensionados/fixados, particularmente quando forem novos. Caso contrário, podem ficar batendo, o que causa danos as telas de aço e reduz a vida útil e o próprio desempenho da peneira.
  • Esta inspeção também server para verificar o nível de desgaste das telas de aço.

Minério Telas & Soluções