A correta instalação evitará quebras das telas não associadas ao desgaste na operação, gerando paradas não programadas para manutenção, contaminação de produtos, além de custos adicionais não previstos.

Verificar se as longarinas da peneira estão com as alturas corretas, fazendo com que a tela fique com o formato abaulado, como no desenho abaixo. Desta forma quando tensionadas as telas exercerão pressão contra as longarinas, ficando bem apoiadas e sem bater

NOTA IMPORTANTE: as telas devem ser muito bem tensionadas (esticadas), formando um corpo único com a peneira.

NOTA IMPORTANTE: As telas devem ser reapertadas após três ou quatro horas de trabalho, logo que trocadas. É esperado alguma acomodação com a vibração da peneira, afrouxando o esticamento. Verificações periódicas são recomendadas.

Verificar o estado das guarnições – perfis de borracha que revestem as longarinas. Guarnições muito gastas ou danificadas não permitem que a tela se apoie por igual sobre as longarinas, podendo resultar em quebra das telas.

NOTA IMPORTANTE: Nunca apoie as telas diretamente sobre o aço das longarinas.

Verificar se o gancho da tela não está encostado na lateral da peneira. É necessária uma folga entre o gancho e a lateral da peneira para que a tela seja corretamente esticada. Normalmente a largura da tela, ou vão livre, é 40 mm menor que a largura da peneira.

Verificar se as barras de tensionamento (garras) não estão excessivamente desgastadas. O excesso de desgaste faz com que as barras se deformem quando apertadas e não tencionem a tela corretamente.

Verificar se cada módulo de tela (pano) é esticado por sua própria barra de tensionamento (garra) em cada lado da peneira. A mesma barra de tensionamento não pode ser montada sobre mais do que um módulo de tela.

NOTA IMPORTANTE: Evite usar ganchos no meio da tela, um quadro adequadamente abaulado e com guarnições em boas condições são o suficiente para um bom esticamento e assentamento das telas. Os ganchos reduzem a área de classificação, piorando a qualidade dos produtos e não garantem o bom assentamento das telas em toda a extensão das longarinas.

Minério Telas & Soluções Maio/2020